Santa Maria apresenta redução expressiva no número de casos de dengue após dois anos

Santa Maria apresenta redução expressiva no número de casos de dengue após dois anos

Fotos: Rian Lacerda

Santa Maria encerrou 2025 com 910 notificações de possíveis casos de dengue. Desse número, 93 resultados deram positivo para a doença, 272 foram inconclusivos e 483, descartados. 62 casos seguiam em investigação até a tarde desta quinta-feira (8), segundo o Painel Estadual de Casos de Dengue.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ao Diário, o secretário da Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas falou sobre o cenário local, que apresenta redução expressiva no número de casos em comparação com os últimos dois anos: 

Em 2023, fomos um dos municípios com maior incidência de dengue, ultrapassando 8 mil casos e cinco óbitos. Já em 2024, registramos em torno de 6 mil casos positivos e 14 óbitos. O que mudou de lá para cá foi o uso de uma nova tecnologia a partir do final de 2023, que é a pulverização com larvicida biológico à base de bactéria natural (BTI). Diferente do fumacê, o BTI foca em combater a larva para impedir a multiplicação do mosquito, com ações realizadas durante o ano todo. E o resultado foi esse: redução de notificações e de casos graves, que antes sobrecarregavam as unidades de urgência e emergência.​

Mosquito

Eliminar os focos do Aedes aegypti é um dos principais objetivo da Secretaria. Para isso, é necessário tanto esforços por parte do Poder Executivo quanto da própria população. Segundo Ribas, em 2025, foram identificados 24 criadouros positivos do mosquito, sendo a maior parte em bairros como Nova Santa Marta, Juscelino Kubitschek e Lorenzi. Nesses locais, a equipe realizou a eliminação mecânica de focos, tratamento focal e pulverização com BTI em todo o raio de cobertura.
Nesse mesmo período, a pasta recebeu 107 denúncias de locais com água parada feitas por moradores de diferentes regiões. Ribas reforça que essas informações também foram importantes para o trabalho feito, porque ajudaram as equipes que estavam em campo. Quanto às vistorias, foram visitados 44.513 imóveis no ano passado, sendo 33.936 inspecionados integralmente, enquanto 10.567 estavam fechados, abandonados ou houve recusa.
Atualmente, possuímos 24 agentes de endemias atuando diretamente em campo, além do apoio dos agentes comunitários e das unidades de saúde. Sabemos que precisamos evoluir no chamamento de novos profissionais, mas estamos com o concurso suspenso agora. Assim que houver uma decisão futura, buscaremos ampliar a equipe – reforçou o secretário.



Notificações

Em 2025, Santa Maria emitiu mais de 900 notificações de possíveis casos de dengue. Os registros vieram de unidades de saúde, de urgências e emergências e até mesmo de hospitais após a procura por parte de usuários que apresentaram sintomas característicos da doença como febre alta, náuseas, diarréia, falta de apetite e manchas vermelhas na pele, além de dores atrás dos olhos, na cabeça, musculares e nas articulações.

 
É um trabalho contínuo. O Núcleo de Educação Permanente em Saúde trabalha com a vigilância para qualificar as notificações, o que nos permite realizar a busca ativa e melhorar o combate. Também conversamos com o Ministério da Saúde para unificar os sistemas, o que facilitará o processo e garantirá dados mais completos para o município, estado e União. Atendemos 100% dos casos notificados em 2025. E a redução se deve às ações de campo frequentes, educação nas escolas e o fato de o poder público estar presente nos territórios durante todo o ano. A população está com um olhar diferenciado, atenta às notícias e aos ensinamentos que os filhos trazem da escola. O resultado mais positivo de 2025 foi não termos registrado nenhum óbito. 

Planejamento

O plano de combate à dengue em 2026 já começou a ser colocado em prática na cidade. Desde segunda-feira (5), equipes da pasta têm realizado vistorias em residências e demais locais para construir o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). O processo é detalhado por Ribas:

A primeira ação de 2026 é o LIRAa, que ocorre de 5 a 19 de janeiro em toda a área urbana do município. Esse levantamento é feito em parceria com o governo estadual, inspecionando cerca de 1,5% dos imóveis com o auxílio de agentes de endemias. A partir desses dados, direcionamos ações como a pulverização do BTI, visitas domiciliares para eliminação mecânica e tratamento focal para onde houver maior concentração de focos.

Na manhã desta quinta-feira (8), o Diário acompanhou o trabalho de agentes de endemias no Bairro Lorenzi, região sul da cidade. Segundo Ribas, essa foi uma das áreas que registrou um alto número de focos de dengue em 2025. 

Além da LIRAa, Ribas afirma que ações que deram certo em anos anteriores devem seguir neste ano, como as pulverizações em diversos bairros, visitas quinzenais a pontos estratégicos como sucatas e cemitérios em 43 bairros, e visitas domiciliares diárias.

A grande novidade em 2026 é a ampliação da equipe de Educação em Saúde, com dois agentes dedicados exclusivamente ao diálogo com escolas, prefeituras e bairros. O objetivo é conscientizar a população de que o cuidado com a própria casa é essencial para o resultado positivo. Ainda neste mês, planejaremos ações para o final de março e início de abril, como fizemos nos anos anteriores. E a força-tarefa também deve voltar. Essa parceria foi muito bem acolhida pela comunidade – concluiu Ribas. 


O secretário da Saúde, Guilherme Ribas, atribuiu a diminuição dos números em 2025 a uma série de ações, como a força-tarefa e investimentos em tecnologias, insumos e educação Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)


Faça a sua parte

  • Mantenha a caixa d’água sempre fechada
  • Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas
  • Não deixe a água da chuva acumular em recipientes
  • Mantenha tampados tonéis e barris de água
  • Guarde garrafas de cabeça para baixo
  • Recolha seus resíduos
  • Use repelente
  • Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina)
  • Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581 ou 7400-5525(somente WhatsApp)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sorria Santa Maria realiza os primeiros atendimentos odontológicos de 2026 neste sábado Anterior

Sorria Santa Maria realiza os primeiros atendimentos odontológicos de 2026 neste sábado

Anvisa manda recolher panetones com fungo e lote de chá de camomila Próximo

Anvisa manda recolher panetones com fungo e lote de chá de camomila

Saúde